Eles participaram do projeto Miniempresa, da Junior Achievement, e aliaram os conhecimentos adquiridos em tecnologia aos recursos dos laboratórios da unidade
Uma equipe de 16 estudantes da Escola do Futuro Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia, deu o pontapé para o empreendedorismo juvenil ao participar do projeto Miniempresa, mantido e desenvolvido, gratuitamente, pela Junior Achievement em Goiás. A iniciativa é voltada para estudantes do ensino médio das redes pública e privada, e incentiva os jovens a terem pensamento crítico, científico e criativo, além de dar um reforço na formação para o mercado de trabalho.
A miniempresa criada é a Uai Essências, no ramo de velas perfumadas, uma peça decorativa e interessante sugestão de presente. Durante os encontros realizados em algumas semanas, a equipe formatou a estrutura da empresa, definiu a diretoria, o produto, criou logomarca, embalagem e colocou a mão na massa, ou melhor, no derretimento da parafina para a confecção das velas. “Eles criaram uma miniempresa do zero”, pontua o diretor da escola, Vinícius Seabra.
Segundo ele, a equipe aliou os conhecimentos em tecnologia e os recursos dos laboratórios da unidade, e trabalharam com impressão a laser, ao produzirem as embalagens para as velas. “Os laboratórios e equipamentos da escola são recursos indispensáveis para a formação dos jovens diante das profissões nascentes e das demandas do mercado”, assinala Seabra.
Todo o processo pautado nos objetivos do projeto Miniempresa desperta a juventude a uma experiência profissional e a coloca como protagonista de uma ideia. De acordo com os preceitos do projeto da Junior Achievement, ao criar uma miniempresa e fazer a gestão, eles aprendem os fundamentos de como empreender, serem donos de um negócio e têm caminhos para visualizar e ampliar a colocação profissional.
Como diretor da Uai Essências, o estudante Fernando Lima assegura que a equipe correu atrás de tudo para dar vida à ideia, definida sob consenso. Ele conta que a experiência ensinou a maneira pela qual funciona um negócio real, desde a criação, definição de cargos e funções, seleção de fornecedores, compra de insumos, cálculos, etapas de produção, testes, competências e procedimentos. Ainda como parte do aprendizado, a equipe criou um perfil no Instagram (@uai_essencias). “Foi algo que se encaixou para toda a equipe e nos meus planos”, comemora o jovem.
O projeto foi concluído neste mês de junho, com a participação da Uai Essências em uma feira realizada em um shopping de Goiânia. Colocadas em caixas personalizadas, duas velas perfumadas saíam a um preço de R$ 45,00. “Tudo foi devidamente calculado, conforme o que aprendemos”, expressa a jovem Ana Laura.
Para ela, o projeto miniempresa foi uma oportunidade para todos aumentarem a confiança e explorar o potencial empreendedor. “É algo novo e difícil, mas só aprendemos e amadurecemos se aceitarmos os desafios”, complementa a estudante, que foi eleita gestora de Recursos Humanos na Uai Essências.