O curso Superior de Produção Cênica, ofertado pela Escola do Futuro em Artes Basileu França, conta com mais uma doutora no seu quadro docente. A profa. Iolene Lobato defendeu, no último dia 6 de maio, sua tese de doutorado intitulada Os Processos Educacionais e o YouTuber Felipe Neto: Um Estudo de Caso, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação FE/UFG.
A tese foi orientada pelo prof. Dr. Márcio Penna Corte Real e teve como objetivo analisar os processos educacionais gerados no âmbito da cultura digital, em especial os dinamizados e constituídos pelo canal do YouTuber Felipe Neto. O trabalho científico foi indicado para publicação pela banca julgadora.
Iolene conta que sua tese evidenciou como a rede de internet, pautada em uma lógica do mercado e do capital, com técnica racionalmente construída, tem produzido conteúdos educacionais que não incentivam seus seguidores a reagir criticamente às questões sociais que enfrentam em suas vidas e presenciam em seu entorno.
A profa. Iolene Lobato, que é também coordenadora do Curso Superior de Produção Cênica da EFG Basileu França, enaltece o ganho do curso em ter em seu quadro docente pesquisadores que se propõem a pensar criticamente a realidade social. "Ao se debruçarem sobre as problemáticas vigentes, instigamos nossos estudantes, futuros produtores culturais, a adentrarem no mundo do trabalho não apenas para produzirem tecnicamente na cena cultural goiana, mas que esse fazer cultural seja pautada pela crítica, reflexão, autonomia e criatividade", afirma.