fbpx

Escolas do Futuro de Goiás instituem dez novos Grupos de Pesquisa e Inovação

Os grupos vão atuar nas cinco Escolas do Futuro que contam com os eixos formativos em Gestão e Negócios e em Informação e Comunicação nas suas grades de ensino 

As Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) selecionaram, por meio de edital, dez novos coordenadores/as dos Grupos de Pesquisa e Inovação (GPIs) para o ano de 2024. Tais grupos têm como objetivo estimular professores e estudantes nas atividades de iniciação científica e tecnológica, visando ao desenvolvimento/aprofundamento de novos conhecimentos teóricos e práticos e, claro, à produção científica de qualidade. Os GPIs constituídos terão 10 meses para execução de suas pesquisas.

Os dez novos Grupos de Pesquisa e Inovação vão atuar nas cinco Escolas do Futuro que contam com os eixos formativos em Gestão e Negócios e em Informação e Comunicação nas suas grades de ensino: José Luiz Bittencourt, em Goiânia; Sarah Luísa L. Kubitschek de Oliveira, em Santo Antônio do Descoberto; Paulo Renato de Souza, em Valparaíso; Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia; e Raul Brandão de Castro, em Mineiros. 

Com os GPIs, as Escolas do Futuro proporcionam ao estudante a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa e estimulam o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. Para isso, além da participação de estudantes nos cursos regulares de projetos de pesquisa, é incentivada a conexão com as ações dos Serviços Tecnológicos e Apoio à Inovação (STAI), que ficam dentro das escolas. 

“Nosso objetivo é fortalecer a conexão e integração com o setor produtivo, a partir do desenvolvimento de pesquisas aplicadas e desenvolvimento tecnológico. Para isso, o projeto é promover a cultura de pesquisa e iniciação científica nas Escolas do Futuro de Goiás, centrada no processo de ensino aprendizagem dos estudantes, agregando competências técnico-profissionais às acadêmicas, por meio do alinhamento entre teoria e prática”, afirma o coordenador de Pesquisa Científica do CETT, Ricardo Limongi França Coelho. 

Grupos de Pesquisa e Inovação  

  • Marketing Digital e Transformação Local: Estratégias para competitividade de pequenos negócios - Coordenadora: Ana Lídia Lemes de Assunção Silva.
  • EducaAprende: Empreendedorismo Digital e Transformação Educacional - Coordenador: Edgar Júnior Martins de Araújo.
  • Programação de Blocos: Aprendizagem de Máquinas para Crianças e Adolescentes - Coordenadora: Emily Campos Moura. 
  • EcoInovação: Projetos e Estratégias para um Futuro Sustentável - Coordenadora: Ivone Borges Souza.
  • Impacto do design responsivo no desenvolvimento de websites para o comércio local na região do entorno escolar - Coordenador: Ítalo Marques Rodrigues Silva.
  • Aprender a Empreender: Estratégia de desenvolvimento para diminuir a migração pendular da cidade de Valparaiso a Brasília - Coordenador: José Evangelista dos Santos.
  • Inovação Tecnológica - Coordenador: Júnio Fábio Ferreira.
  • SoftTech: Mapeamento e Desenvolvimento de soft skills para carreiras da área da tecnologia - Coordenadora: Karla Kahena Rocha Nogueira.
  • Trilhando Caminhos: Investigação quantitativa em economia criativa cultural - Coordenador: Leonardo Augusto de Sousa Oliveira.
  • A relevância do Marketing Digital para empresas - Coordenadora: Priscylla Horrana Carmo Souza.

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
CNPJ: 21.652.711/0001-10