Os projetos foram avaliados de acordo com cinco critérios: identificação do problema e proposta de valor, grau de inovação, capacidade técnica das empreendedoras, motivação e perfil da empreendedora e potencial de interação com a Escola do Futuro
Iniciativa do Governo de Goiás, o programa Goianas S.A selecionou 61 projetos de mulheres com ideias inovadoras. O programa oferece consultoria gratuita para negócios e projetos inovadores liderados por mulheres. As selecionadas terão acesso a consultoria empresarial e vivência de negócios nos ambientes de inovação das Escolas do Futuro de Goiás, unidades da rede estadual de ensino profissionalizante, numa fase chamada de pré-incubação, com duração de cinco meses.
Com ensino médio, nível superior e doutorado, as mulheres selecionadas dão o primeiro passo em busca de conhecimentos e informações para o empreendedorismo inovador, acessando consultoria empresarial e vivência nos ambientes de inovação das Escolas do Futuro de Goiás, numa fase chamada de pré-incubação, cuja duração será de cinco meses.
Idealizando abrir uma clínica de estética, Paloma Matos é uma das contempladas no Goianas S.A. Pós-graduada em Estética Avançada e Gestão de Consultório, a jovem diz estar entusiasmada em participar. “Espero aprender sobre empreendedorismo, gestão de negócios e finanças relacionada à área clínica”, anseia. Ela, que veio de São Luiz, Maranhão, encontrou em Mineiros/GO, por meio da Escola do Futuro, a oportunidade de realizar seu sonho. “Acredito que o programa abrirá novos horizontes para eu crescer”.
Os projetos foram avaliados de acordo com cinco critérios: identificação do problema e proposta de valor, grau de inovação, capacidade técnica das empreendedoras, motivação e perfil da empreendedora e potencial de interação com a Escola do Futuro. As atividades de consultoria e o uso dos ambientes de inovação vão ocorrer em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Santo Antônio do Descoberto, Mineiros e Valparaíso. As selecionadas vão contar com uma jornada de oficinas e consultorias, que vão orientar a estruturação dos modelos de negócios e esboçar o produto, serviço ou protótipo a ser oferecido ao mercado.
“O projeto oferece capacitações direcionadas para incentivar o empreendedorismo inovador das mulheres, compostas por oficinas, palestras e atividades específicas”, salienta o gerente de Inovação do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), Pedro Henrique Gonçalves.
Além de fomentar o empreendedorismo feminino e a liderança; incentivar, valorizar e acelerar a jornada de mulheres que empreendem ou querem empreender, é, também, objetivo da ação, fomentar e promover formações durante e após a participação das empreendedoras no projeto.
A iniciativa é realizada por meio do programa Goianas na Ciência e Inovação, lançado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), e que abriga uma séria de iniciativas voltadas para a inserção e desenvolvimento de mulheres nesse campo.