Iniciativa quer desenvolver habilidades mais humanizadas para a direção das escolas
A Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), e o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG) reuniram, nos dias 14 e 15/03, as equipes de gestão das Escolas do Futuro do Estado de Goiás, no I Workshop em Soft Skills. O evento contou com a participação da diretora executiva da Funape, Sandramara Matias Chaves, a superintendente da fundação, Kamila Rabelo, e a diretora de Desenvolvimento e Avaliação do CETT-UFG, Alethéia Cruz.
Uma programação especial e centrada na importância do conceito soft skills, bem como na sua aplicação e vivência foi desenvolvida pela servidora da Universidade Federal de Goiás (UFG) Rogéria Francisca, advogada e mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás, com ampla experiência no assunto e em temas correlatos à humanização no trabalho.
A iniciativa integra o programa de capacitação continuada e práticas de intervenção nas escolas, que tem por objetivo desenvolver habilidades e competências comunicacionais, conhecer, prevenir e identificar situações de violência, assédio moral, assédio sexual, bullying e outras discriminações no contexto escolar. Sandramara e Kamila fizeram observações a respeito da importância de uma gestão pautada na humanização, reconhecimento e atenciosa no que se refere aos relacionamentos interpessoais.
O conceito do soft skill se relaciona com a capacidade de lidar com pessoas, gerenciar as emoções e ter a capacidade de bom relacionamento, agindo com inteligência emocional. As habilidades emocionais, comportamentais e sociais contidas no conceito soft skill interferem na qualidade e no desempenho do trabalho prestado. No ambiente escolar, marcado por grandes desafios, a prática ajuda a desenvolver soluções, motivando o corpo docente na promoção de uma cultura de paz, voltada à dignidade da pessoa humana e à justiça participativa.