A apresentação dos premiados está prevista para março de 2024 no Teatro Escola do Basileu França
O II Concurso Nacional Basileu França para Jovens Solistas e Regentes premiou instrumentistas e cantores de todo o Brasil. Não houve candidatos para a categoria Regentes, então, o certame premiou cantores e instrumentistas. Em primeiro lugar na Categoria A/Instrumentista os ganhadores foram o violinista Joahan Lima, 21 anos, natural de Cuiabá (MT) e Matheus Enzo de Faria Oshiro, 18 anos, natural de São Paulo (SP). Já na Categoria B/Cantor, a ganhadora foi Jéssyka Moreira, 23 anos, natural de Goiânia (GO). A apresentação dos ganhadores está prevista para o mês de março, no Teatro Escola Basileu França.
Joahan Lima iniciou seus estudos ainda criança, com o pai. A paixão pela música foi a convicção que o levou a vencer o 2º Concurso Nacional Basileu França para Jovens Solistas e Regentes, realizado entre os meses de agosto e outubro deste ano. O certame teve parceria entre o teatro escola e a Associação de Pais e Mestres do Basileu França, em Goiânia/GO. O ganhador é aluno do professor Oliver Yatsugafu, no programa de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), desde 2014. O jovem violinista tem acumulado prêmios participando de concursos nacionais e internacionais.
O instrumentista Matheus Enzo de Faria Oshiro, 17 anos, começou a ter aulas particulares de piano com o professor e pianista Horacio Gouveia também na infância. Em março de 2020, ingressou na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), sendo o primeiro classificado no processo seletivo do seu ciclo no curso de Piano Erudito. Ele tem participado de recitais coletivos de piano na EMESP e realizou seu primeiro recital solo em dezembro de 2021, interpretando obras de Bach, Haydn, Mendelssohn, Schumann, Liszt, Chopin, Kodály e Almeida Prado.
Além da premiação no II Concurso Nacional Basileu França para Jovens Solistas e Regentes, Matheus coleciona vários prêmios como o 2º Lugar (2nd Prize) no Glory International Piano Competition (Nova York, EUA, 2ª edição de 2022); 1º Lugar no I Concurso Jovens Solistas do FeMusik (Novo Hamburgo, 2023) - 1º Lugar no XIII Concurso de Piano Professora Edna Bassetti Habith (Curitiba, 2022), entre outros.
Jéssyka Moreira, 23 anos, é musicista, cantora, multi-instrumentista e professora. É também graduanda em Música-licenciatura-Ensino do Canto pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC-UFG). Em sua formação inicial, atuou como violinista na Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e na Orquestra Pedro Ludovico Teixeira. Concluiu o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Música - Violino na Escola do Futuro Basileu França em 2016, sob a orientação de Dório José dos Santos e Marcos Moreno (Orquestra Sinfônica de Goiânia)
Atualmente, Jéssyka ministra aulas de canto, coletivo (formato masterclass) e teclado na Escola de Música Maestro Jonas Vieira; oficinas de canto, teclado, violão e Baixo Elétrico na Igreja Assembleia de Deus Nova Vida em Cristo e aulas para alunos particulares, dentro da perspectiva pedagógica conectivista, além de aulas em projetos de ensino de música em espaços alternativos em várias regiões de Goiânia.
A vitória em Goiás rendeu aos jovens músicos prêmio em dinheiro e a oportunidade de atuar como solistas na Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e Orquestra Sinfônica de Goiânia na temporada 2024.
Confira os demais aprovados no II Concurso Nacional para Jovens Solistas e Regentes:
2º lugar
Categoria A/Instrumentista
Arthur Dantes Novaes Teixeira
Laila Farinha Rodrigues
Categoria B/Instrumentista
Laise Ferraz Lucena
Prêmio Revelação:
Samuel Ribas Moreira / instrumentista
Menção Honrosa:
Pedro Camargo / instrumentista
Vitor Vieira Lopes / instrumentista