Maior evento de Robótica do país reuniu alunos de escolas públicas e particulares de Goiânia, na capital
Nesta sexta (29) e sábado (30), a equipe de Robótica da Escola do Futuro de Goiás (EFG) Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia, participou do FIRA Brasil, o maior evento de Robótica do país, que reuniu alunos de escolas públicas e particulares de Goiânia, na capital, em uma competição acirrada que garantiu o 3º lugar para a equipe Rassilianos na categoria Cliff Hanger U19, de 15 a 19 anos.
O grupo de Robótica da EFG Luiz Rassi, formado por: Eloá Oliveira, Geovana Viana, Danielly Khalil e Cauã Rodrigues, competiu em duas categorias: Cabo de Guerra e Cliff Hanger que é uma espécie de luta de sumô entre os robôs, na qual um robô tenta tirar o outro da arena, e, ao mesmo tempo, desviam de obstáculos. Os Rassilianos se destacaram nesta última modalidade e venceram escolas particulares que participaram do torneio.
Com a vitória, a equipe conseguiu se classificar para a final do torneio de Robótica que acontecerá em dezembro, no Ceará. E se subirem ao pódio novamente, poderão competir nacionalmente. “Para nós é um orgulho ver nossos alunos se destacarem em um evento tão importante como este. Eles pensaram na estrutura e programação do robô e se empenharam muito para essa competição”, pontuou Vitor Cerqueira, coordenador de STAI da EFG Luiz Rassi.
Uma das participantes da equipe de Robótica Rassilianos, Daniela Khamil disse que teve um pouco de medo de participar, por ser a primeira vez na competição. “Já participei de outras competições de luta de sumô com robôs, mas não como esta do FIRA Brasil. Nos preparamos bastante na Escola do Futuro construindo e testando os robôs, e o resultado foi surpreendente”.
O robô usado na etapa estadual foi feito na EFG Luiz Rassi e, para a final nacional, a equipe já planeja modificações. Se os Rassilianos se classificarem para a etapa mundial, o FIRA RoboWorld Cup and Summit 2024, a equipe competirá no Brasil, em São Luiz do Maranhão, em agosto do ano que vem.
As EFGs estão ligadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e geridas pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Elas oferecem cursos técnicos de curta duração tanto em robótica quanto em outras áreas da tecnologia.